domingo, 1 de junho de 2014

[RE5] Detonado - Lost in Nightmares


Lost in Nightmares é uma DLC de Resident Evil 5 e conteúdo extra da Gold Edition. A história se passa antes dos eventos de Resident Evil 5, em 2006, na mansão Spencer. Chris e Jill vão até o local para interrogar Oswell E. Spencer, que possui informações sobre o paradeiro de Albert Wesker.

Considerado por muitos como a melhor DLC de Resident Evil já lançada, Lost in Nightmares possui uma dinâmica diferente da campanha principal. Baseado nos clássicos, possui ambientes escuros, munição mais limitada e enigmas capazes de prender a atenção do jogador.

Inicialmente, o jogador assume o controle de Chris Redfield. Após completar o extra, é possível jogar com Jill Valentine, que exerce algumas funções a mais que Chris.



Equipamento

Chris e Jill começam com uma M92F com 30 balas no cartucho e um First Aid Spray, podendo adquirir mais armas e ervas conforme avançam pelo cenário. As armas são: S&W M29 (Magnum) (6 balas), H&K MP5 (Machine Gun) (100 balas), H&K PSG-1 (Rifle) (7 balas) e Benelli M3 (Shotgun) (8 balas).

Score Stars

Durante a partida, diversos objetos que garantem pontuação - os Score Stars - estarão presentes dentro de vasos e caixas, e também escondidos em alguns lugares para serem destruídos através de tiros ou facadas. Esses Score Stars influenciam na posição nas Leaderboards.


Parte 1

Logo após a cutscene, Chris e Jill estarão no hall da mansão Spencer. Logo à frente há uma escadaria e dois corredores ao lado. Vá para qualquer um desses lados e destrua todos os vasos no caminho até chegar em frente a um corredor bloqueado por um portão. Ative a alavanca, destrancando as portas do segundo andar. Suba a escadaria, mas antes de entrar pela porta, cheque os corpos dos agentes em busca de munição. Após, entre pela porta.

Caso esteja controlando Chris: Dê impulso a Jill e corra até a porta do outro lado, no mesmo andar. No caminho, mais ou menos próximo ao candelabro, é possível encontrar munição. Entre pela porta e siga até o fim do corredor, entrando pela próxima porta. Você estará em um quarto, onde haverá um diário em cima da gaveteira. Cheque-o duas vezes para obter um Passcode. É possível encontrar uma arma ou munição em cima da penteadeira. Volte por todo o caminho e desça a escadaria, indo em direção à porta dupla verde que Jill destrancará.

Caso esteja controlando Jill: Antes de tomar impulso, entre pela porta do outro lado e pegue os itens do quarto para não precisar voltar ali depois. Após tomar impulso, entre pela porta e siga pelo corredor da direita. No final do corredor, na curva à esquerda, haverá uma arma apoiada em uma mesa. Desça pelo trecho de corrimão quebrado. Você estará na sala de jantar. Desça da mesa e destranque a porta dupla.

Dentro da sala de jantar, haverá uma pequena sala, ao lado da porta dupla, com uma janela. Em cima da mesa haverá mais um diário. Cheque-o duas vezes para obter outro Passcode. Depois, entre pela porta ao lado da lareira. Siga pelo corredor, e antes de subir as escadas, entre pela porta do corredor ao lado. Há uma erva vermelha nessa sala. Suba as escadas e entre pela porta, chegando à sala do piano, com uma erva verde na mesa e munição de pistola no chão.
Nessa parte, Jill deve tocar o piano usando os botões de ação que aparecerem na tela. Enquanto isso, Chris deve esperar até que a passagem secreta esteja acessível.

Caso esteja controlando Chris: Enquanto Jill estiver tocando o piano, mire na passagem secreta até ver um botão vermelho ao lado de um brasão. Atire nesse botão para a passagem ser liberada mais rapidamente.

Caso esteja controlando Jill: Se Chris estiver longe, mas a caminho da sala do piano, comece a tocar até a passagem abaixar. Isso poupará tempo, pois quando ele chegar, ele poderá entrar pela passagem diretamente.

Após liberada, siga pela passagem e pegue o Centaur Emblem na parede. Volte todo o caminho, mas caso esteja jogando em dificuldades mais altas, tome cuidado com o monstro que irá subir as escadas.



Guardian of Insanity


Esse monstro possui 4 tipos de ataque, sendo 3 baseados nos ataques de um Executioner. Seus ataques são capazes de deixar os jogadores em estado Dying e até mesmo matar instantaneamente.

Apesar de ser baseado no Executioner, suas fraquezas são diferentes. Caso seja atingido diretamente em sua parte inchada por alguma arma, seu corpo soltará ácido que pode queimar os personagens, caso estes estejam próximos. Porém, muitos tiros nesta mesma área são capazes de imobilizá-lo temporariamente.
Todo o resto de seu corpo é extremamente resistente, não compensando atirar. Porém, granadas e minas de proximidade podem fazê-lo ficar de joelhos temporariamente, dando a oportunidade de um ataque físico/combo.
Seu ponto fraco é um olho que se localiza atrás da parte inchada. Um único tiro nessa área é capaz de deixá-lo de joelhos, e vários tiros infligem aproximadamente o dobro de dano.

Após ser derrotado, o Guardian irá dropar uma Score Star (Large), que vale 2000 pontos ou 4000 (em dificuldades mais altas).

Diferenças com um Executioner

- Corpo mais resistente;

- Capaz de soltar ácido;

- Possui um ponto fraco extremamente sensível;

- Quando agarra um personagem, desfere um golpe capaz de causar morte instantânea caso o jogador não seja salvo pelo parceiro;

- Faz barulhos enquanto anda, e ruge enquanto o jogador está sendo salvo após um de seus ataques;

Semelhanças com um Executioner

- Capaz de arrombar portas;

- Mesmos ataques com arma;

- Após ser atingido com dano físico, ainda fica atordoado, dando oportunidade para outro golpe;

- É afetado por Flash Grenades até mesmo quando estas atingem a água.



No hall da mansão, siga para a porta de ferro no lado mais escuro, à direita da escadaria. Coloque o Centaur Emblem na porta e entre. Nesse corredor, alguns morcegos irão entrar pelas janelas, mas eles não causam dano.
Quando virar à esquerda, verá uma porta branca. Essa porta só pode ser destrancada por Jill.

Caso esteja jogando com Chris: Após voltar por todo o caminho, da sala do piano até esse ponto, dê o comando para que Jill destranque a porta. Enquanto isso, continue pelo corredor e entre na porta, coletando todos os itens na sala (2 Hand Grenades, 2 Incendiary Grenades, e possivelmente, 3 Proximity Mines) e obtendo o Heat-Sensitive Paper na salinha ao final. Nesta mesma salinha, há um item aleatório, podendo ser uma arma ou uma erva verde. Não é necessário checar a porta ao lado dela, pois está trancada por dentro. Ao voltar, Jill já terá destrancado aquela porta, mas não é necessário entrar ali ainda, exceto se estiver jogando Online ou em Splitscreen.

Caso esteja jogando com Jill: Logo após tocar o piano, saia da sala e deixe Chris pra trás. Caso um Guardian of Insanity apareça, mate-o na sala do piano, ou fuja, sempre ficando perto do parceiro. Tente chegar na porta de ferro e inserir o Centaur Emblem antes que Chris chegue no local.
Agora algumas ações podem ser feitas, tendo uma utilidade maior dependendo do modo.

- Solo: Vá para a salinha de itens, pegue tudo, volte e destranque a porta com o lockpick.

- Online/Splitscreen: Destranque a porta, e enquanto Chris vai até a sala de itens e coleta o Heat-Sensitive Paper, Jill deve ir para a sala de jantar.

Com o Heat-Sensitive Paper em mãos, pelo menos um dos personagens deve voltar à sala de jantar. Como o nome do item diz, o papel é sensível a calor, ou seja, fogo. E o único lugar com fogo é a lareira dessa sala. Aproxime-se da lareira e "queime" o papel para obter o último Passcode.
Após obter o Passcode, volte até a porta destrancada por Jill, inserindo todos os Passcodes no computador.

Caso esteja jogando com Chris:

- Solo: Ao tentar entrar na sala recém aberta, Jill empurrará Chris, ficando presa na sala. Vá até a sala onde pegou o Heat-Sensitive Paper, e tente entrar pela porta trancada por dentro. Jill começará a atirar no cadeado, e quando destruí-lo, irá avisar. Corra até a alavanca e abaixe-a.

- Online/Splitscreen: Caso tenha permanecido na sala destrancada para que Jill obtesse o último Passcode, insira todos no computador e ESPERE até ela voltar. Enquanto isso, deixe as Proximity Mines espalhadas no corredor. Cheque o mapa ou o Locate Player para saber se ela está longe ou próxima. Quando estiver se aproximando, entre na sala, colete os itens (há munição no vaso e um Crank no cofre da parede) e atire no cadeado através das barras de ferro na parede.

Caso esteja jogando com Jill:

- Solo: A mesma estratégia aplicada para Chris funciona aqui, só que dessa vez, Chris empurrará Jill.

- Online/Splitscreen: Vá direto para a sala onde coletou o Heat-Sensitive Paper, deixando algumas Proximity Mines no corredor dessa porta, principalmente se estiver em dificuldades altas. Entre pela porta e abaixe a alavanca.

Depois disso, o teto com espinhos irá subir e a armadilha será desativada. Pegue o Crank no cofre da sala com armadilha (caso não tenha pego) e volte ao hall. Ao sair, é possível que outro Guardian apareça, porém, caso as Proximity Mines estejam no chão, ele irá ativar algumas. Dependendo de onde tenha colocado, elas podem facilitar uma fuga ou facilitar o combate.

No hall, entre pelas passagens ao lado da escadaria e coloque o Crank no painel ao lado do portão. Gire até o parceiro passar e depois solte para que, do outro lado, ele possa girar também para que você passe. Siga até o fim do corredor e entre pela porta.



Parte 2

Siga pelo corredor e desça até as prisões. Antes de descer completamente as escadas, haverão alguns ratos passando pela cela à esquerda. Caso haja granadas explosivas, lance uma em direção à entrada dessa cela. Os ratos dropam Score Stars (Small).
Há um barril de madeira nessa cela à esquerda, e uma caixa de madeira na salinha à direita, no final desse corredor. Ao seguir pelo corredor à esquerda, um Guardian passará pelo segundo andar desse local, mas não se preocupe, pois ele não irá descer. Continue, e entre na cela à esquerda para coletar mais um item.
No final, haverá uma escada à esquerda. Suba devagar, pois é capaz de haver um Guardian aí, pronto para desferir um golpe com sua arma. No segundo andar, haverão alguns corpos inanimados no chão. Esfaqueie-os para economizar munição (uma facada é suficiente). Eles não dropam nada. Nessa área há 2 barris de madeira. Ao tentar avançar, é possível que um Guardian apareça no corredor de baixo, por onde já passou (trecho das celas), e ele irá subir até esse andar. Desça pelas escadas ao lado de um dos corpos, e imediatamente vire à esquerda para coletar munição. Depois, siga pela caverna e quebre o barril.

Mais um Guardian aparecerá, e dessa vez, é recomendável que o mate. Tome cuidado, pois esses corredores são bem estreitos. Após matá-lo, siga pelo caminho até encontrar um trecho com madeira azul. Quando a mensagem de Checkpoint aparecer, não avance, pois mais um Guardian aparecerá, e dessa vez de cima. Ele irá cair de costas, facilitando a batalha. Caso não dê tempo de matá-lo, use o trecho de madeira à seu favor, ou distraia-o com o parceiro, subindo pela escadaria ao lado da porta trancada.
No final da escadaria, haverá um Crank já inserido e uma plataforma na parede que leva à parte de madeira.

Caso esteja controlando Chris: Após matar o Guardian, dê impulso para que Jill suba onde há 2 barris, e enquanto ela os destrói, suba a escadaria.

Caso esteja controlando Jill: Após matar o Guardian e receber o impulso de Chris, destrua os barris e pule para o outro lado da plataforma, chegando em frente ao Crank. Comece a girar para poupar tempo.

Após girar o Crank, pegue o Jail Key dentro do baú e desça pela plataforma para destrancar a porta. Entre por ela e desça novamente, chegando em um trecho com diversas plataformas e água.
Nessa parte, 2 Guardians aparecerão. O primeiro aparecerá logo ao chegar, podendo vir do corredor à esquerda ou da plataforma à frente. O segundo aparecerá após dar impulso à Jill, na torre no centro do local. Use o cenário como vantagem, aproveitando os locais altos para atingir os Guardians.
Caso não queira matá-los, ou não tenha mais munição nesse ponto, siga pelo corredor à esquerda, dê impulso à Jill, e enquanto ela estiver coletando uma das metades de um Crest, continue pelo corredor da esquerda até encontrar um baú, com a outra metade do Crest. Com as duas partes, suba a escadaria no final do corredor e corra até o painel em frente ao portão. Insira as duas metades e espere até o parceiro chegar. É recomendável utilizar os itens de cura antes de entrar pelo portão.



Parte 3

Após a cutscene, Chris e Jill estarão nos esgotos da mansão, separados, em partes diferentes do mesmo mapa.

Caso esteja controlando Chris: Destrua a caixa de madeira e o barril próximos. Eles possuem 1 Flash Grenade e 1 First Aid Spray. Seguindo pelo corredor, haverá um barril com uma Score Star. Virando à esquerda, haverá uma plataforma vermelha à frente. Suba nela e depois suba pela parede à esquerda. Mate as aranhas, pois elas dão Score Stars. Haverá um espaço na parede, à direita, com um baú e um barril. Abra o baú e colete o Crank (Red). No modo Solo, Jill estará ao seu lado nesse ponto.

Caso esteja controlando Jill: Destrua a caixa de madeira e o barril próximos. Siga pelo corredor e fique atento aos sons próximos. Durante o caminho, uma cobra poderá ser ouvida (andar de cima), e no final, em frente à plataforma azul, um Guardian poderá ser ouvido. Cuidado para não ser visto. Suba pela plataforma e depois pela parede à frente. Mate as aranhas e siga pelo corredor até chegar ao baú com o Crank (Red).

Após obter o Crank (Red), desça pela plataforma vermelha e coloque-o no painel ao lado. A partir daqui, é necessário ter muita atenção ao caminho dos Guardians e também cooperar com o parceiro, principalmente se estiver jogando Online. Um dos jogadores deverá girar o Crank, enquanto outro atrai o Guardian para a plataforma, que na verdade é uma armadilha.

O primeiro Guardian estará andando na área central, passando pelos 2 pilares entre as plataformas azul e vermelha. Depois que ele for atraído até a entrada da armadilha, caso esteja atraindo-o, saia pelo lado e dê o comando para o seu parceiro soltar o Crank. Caso tenha girado o Crank, preste atenção em volta, e quando ver que o monstro caiu na armadilha, imediatamente solte.
Cada Guardian irá dropar um Shard. Os Shards devem ser usados no painel do centro do mapa, ao lado de um portão. Dependendo da dificuldade, é necessário coletar todos ou apenas alguns.

Após inserir o primeiro Shard, um som poderá ser ouvido à distância. O som é de mais um Guardian, porém ele estará ocupado destruindo paredes em outra área. Aproveite para vasculhar os arredores do painel para encontrar mais Flash Grenades.
Siga para a plataforma azul e entre no corredor em direção à plataforma violeta (por onde Jill veio). Vá com calma, pois é capaz do Guardian ainda estar nessa área da plataforma. Caso esteja jogando Solo, continue seguindo pelo corredor e ignore a plataforma, chegando no local onde Jill caiu.
Suba na plataforma violeta e desça logo à frente, para destruir um barril e coletar uma Score Star. Volte e suba pela parede da plataforma, encontrando uma caixa e um barril. Dentro da caixa há uma cobra, e logo após ela pular, tente matá-la no chão para obter um ovo. Siga pela plataforma à esquerda da caixa e siga pelo corredor à esquerda até encontrar uma salinha com um baú e um barril. É provável que outra cobra esteja nessa salinha. Pegue o Crank (Blue) no baú e volte ao corredor, continuando até chegar na plataforma verde.
Ignore a entrada ao lado do barril em frente à plataforma, e continue andando pelos corredores até chegar na área vermelha novamente. Dessa vez, haverá uma passagem liberada na parede ao lado do painel do Crank vermelho. Siga por essa passagem, pule pela grade no corredor e vire à esquerda, encontrando outro baú com o Crank (Violet). Continue seguindo pelo corredor até chegar na plataforma verde.

Um dos Guardians faz o caminho que acabou de ser feito: Da plataforma vermelha, ele passa pelo corredor onde há o baú do Crank (Violet) e depois passa pela plataforma verde. Ele repete esse caminho várias vezes, sendo mais fácil matá-lo na armadilha verde mesmo.

Com o Crank (Blue) em mãos, siga pela área central até chegar no painel desse Crank. Caso haja um Guardian andando pelo local, espere até ele sumir para poder inserir o item no painel.

O Guardian que anda próximo à plataforma azul faz o seguinte caminho: Da plataforma violeta (onde ele destruiu a parede), ele atravessa um corredor que leva diretamente à plataforma azul. Qualquer uma das duas armadilhas pode ser utilizada, porém as estratégias para atraí-lo são bem diferentes, pois na plataforma azul, o painel fica na parte de baixo, enquanto na violeta o painel fica no andar de cima.

Caso queira matá-lo com a armadilha azul: Espere que ele volte à plataforma violeta, e siga pelo corredor à direita da plataforma azul. Nesse corredor, haverá uma sala com o último baú, consequentemente com o último Crank (Green). Espere que ele dê a volta, e quando aparecer, volte até a armadilha azul.

Caso queira matá-lo com a armadilha violeta: Espere que ele entre pelo corredor até a armadilha e siga-o, mantendo uma certa distância. Quando ele já estiver longe, suba pela parede da plataforma, pule na plataforma à esquerda e insira o Crank. Desça e siga-o pelo caminho que ele fez até a plataforma azul (do corredor com a sala do baú do Crank (Green)). Caso ele esteja muito longe, espere que ele volte e atraia-o até a armadilha tomando cuidado para que ele não suba na plataforma onde o parceiro está girando o Crank.

Após ativar a armadilha, há uma chance do Guardian conseguir resistir ao peso utilizando sua arma. Para impedir que ele resista, pode-se jogar uma Flash Grenade ou desferir um golpe físico (Haymaker - Chris, Flip Kick - Jill). Ele então perderá a força e logo será esmagado.

Com mais um Shard obtido e todos os Cranks adquiridos, basta formular uma estratégia para matar os outros Guardians. Como já falado, dependendo da dificuldade, só esses 2 Shards obtidos até então são suficientes, ou será necessário matar os 2 últimos Guardians. A partir daqui serão dadas algumas dicas de como utilizar os Cranks restantes.

- Blue: O Guardian deve passar pelo corredor atrás da armadilha, nunca na área central, pois é lá que o parceiro estará. Ele também pode passar pelo corredor da armadilha violeta e sair em frente à armadilha azul, assim como Jill fez.

- Violet: O Guardian deve fazer o caminho atrás da armadilha azul de forma inversa, ou passar pelo corredor em direção à essa armadilha. Mantenha distância de qualquer plataforma do andar de cima, pois o parceiro estará lá.

- Green: O Guardian deve ser atraído da área central, de um dos lados do corredor do baú onde foi coletado o Crank (Blue), ou então do andar de cima. Há um espaço atrás da armadilha onde o jogador pode ficar após ser ativada.



Curiosidades

- Na dificuldade Professional, nenhum dos Guardians é detectado no mapa;

- É possível matar 2 Guardians com uma única armadilha, rendendo 2000 pontos adicionais (e dropando 2 Shards);

- Há um total de 7 Flash Grenades espalhadas nesse local;

- Existem 3 cobras nesse local: Uma dentro de uma caixa, outra em frente à um baú, e outra em frente ao painel do Crank (Violet);

- É possível esfaquear corpos embaixo d'água.



Com todos os Shards adquiridos, basta inserí-los no painel da área central. Cada Shard conta como um Checkpoint. Quando todos estão no painel, o portão abrirá, revelando uma escada.



Parte final

Após subir a escada, você estará na área externa da mansão, onde Chris e Jill supostamente passariam caso a plataforma de madeira não tivesse quebrado. Suba as escadas e siga os corredores até encontrar corpos de seguranças. Eles possuem 2 pistolas M92F e 2 First Aid Spray. Com os itens coletados, siga pelo corredor e veja a cutscene.

Após a cutscene, você estará numa biblioteca e terá de enfrentar um Wesker mais rápido, forte e inteligente que o da campanha. Não importa a distância, ele sempre desviará de todas as balas, mesmo de costas. Há 3 caixas de munição aqui: Uma nas prateleiras à esquerda, uma nas prateleiras da direita, e uma na prateleira logo atrás.

2 estratégias podem ser seguidas, cada uma alterando a fala de Wesker no final.

- Enfrentar Wesker: Caso queira enfrentá-lo, você pode atirar uma vez quando ele der uma voadora de costas, desviar de seus ataques e desferir um contra-ataque ao aproximar dele, ou desferir um golpe físico quando ele atingir o parceiro. Com um certo dano infligido, Wesker cairá de joelhos e depois irá correr, dizendo "Are you trying to make me angry?". O jogador também receberá uma Score Star extra.

- Fugir/Resistir: Caso acabe a munição ou até mesmo itens de cura, resista por um tempo até que Wesker corra e diga "I expected more from you.". Isso não renderá Score Star, mas também não alterará o final.

Assista à cutscene final e veja os resultados da partida.



Easter Eggs e curiosidades gerais

- No início do jogo, caso o jogador cheque a porta dupla do hall da mansão 3 vezes, será ativado um modo de visualização em terceira pessoa, baseado nos jogos clássicos. Isso, porém, não é recomendado em dificuldades altas, pois a mira em terceira pessoa não ajuda na hora de enfrentar os primeiros Guardians. O modo de terceira pessoa é desativado após entrar na primeira porta (que leva à parte 2);

- Score Stars atingíveis estão espalhadas por toda a mansão, com exceção do trecho dos esgotos. Destruindo todas (são 18) garante uma pontuação melhor e um troféu/achievement. Mirando nelas de perto (por exemplo, com uma Rifle), é possível ler "The African Star", sendo controverso ao modo devido ao fato de que o cenário de Lost in Nightmares se passa na Europa;

- Após inserir o Centaur Emblem na porta de ferro, será ativada uma música de piano a partir da sala de jantar. Porém, checando a sala do piano, ela estará vazia;

- Na batalha contra Wesker, após um de seus golpes, enquanto Chris pode utilizar seu Haymaker com a mensagem aparecendo de forma correta, Jill utiliza seu Cartwheel Kick com a mensagem "Flip Kick".

- Em um trecho na prisão, onde um Guardian pode ser visto andando pelo corredor do andar de cima, é possível matá-lo, aumentando a pontuação. Quando ele aparecer, uma granada deve ser atirada, e pelo menos um dos personagens deve subir as escadas rapidamente para enfrentá-lo. Caso ele alcance as escadas, ele irá sumir. Este é considerado um dos desafios mais difíceis, principalmente para os que lutam por posições melhores nas Leaderboards;

- O "Keeper's Diary", file encontrado em Resident Evil (original), pode ser encontrado no quarto do segundo andar da mansão, onde é obtido um dos Passcodes;

- No corredor da porta do Centaur Emblem, logo após alguns morcegos quebrarem as janelas, é possível ouvir um som de um cão uivando. Isso é uma referência ao Resident Evil original;

- Nesse mesmo corredor, é possível ver quadros que mostram um homem e imagens de cenários da campanha;

- Os monstros podem ser chamados de Blob, Guardian of Insanity ou Keeper of Madness. O nome original é Blob, porém, devido ao cenário, acabaram recebendo os dois últimos nomes pelo fato de serem guardas de um local sinistro.



Bom, espero que tenham gostado! Mesmo sendo um modo curto, tentei deixar esse detonado com o máximo de informações possíveis, pois além de valer muito a pena jogá-lo, é meu modo preferido!



Imagens: RE5 Gold Edition Artworks, IGN
Informações sobre EEs e curiosidades: Resident Evil Wiki
Créditos: Victor Minamia

2 comentários:

  1. Valeu Ajudou Muito Tava Jogando No Xbox 360 estou jogando no veterano não ta nada fácil hehe

    ResponderExcluir
  2. Muleke,eu e minha prima ta no profissional e chegamos na parte das armadilhas,só que não estamos conseguindo,com essas dicas,melhoramos a performance e matamos quase todos

    ResponderExcluir