segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

[RE5] The Mercenaries

Bom galera, nesse post irei falar sobre o extra liberado após completar o Resident Evil 5. Primeiramente, ele segue o modelo de The Mercenaries do Resident Evil 4, porém, é mais dinâmico e divertido, contando com alguns modos: Solo, Duo (Online/Splitscreen) e No Mercy (versão PC).

Com o lançamento da Gold Edition de RE5, houve uma adição de personagens num extra separado. Esse extra se chama The Mercenaries Reunion e conta com personagens conhecidos de RE5 (Chris, Sheva, Josh, Excella) e personagens clássicos (Barry e Rebecca).

Também há um modo competitivo, chamado apenas de Versus. Esse modo nada mais é que um The Mercenaries normal, porém, você pode competir online em salas de até 4 jogadores, em 4 modos diferentes: Slayers (cada um por si, matando Majinis), Team Slayers (uma espécie de Duo, mas contra outra equipe), Survivors (onde os jogadores podem se matar) e Team Survivors (onde o time deve matar os jogadores da outra equipe).

Irei detalhar todos os personagens e cenários, falarei também sobre os golpes especiais de cada um deles, e ainda darei dicas de como conseguir pontuações altas.




The Mercenaries

Após terminar o modo campanha, o minigame The Mercenaries é liberado, e para se acostumar com controles e mapas, é aconselhável treinar no modo Solo.

Inicialmente, apenas Chris e Sheva em suas roupas BSAA estão liberados. Conforme o jogador for obtendo rank em algum mapa, outro mapa é liberado, e dependendo do rank (no mínimo A) é possível liberar novos personagens.

Em todos os cenários, servindo como bônus de pontos e itens de cura, há uma galinha (exceto em The Mines, onde há 2 galinhas). Essa galinha, além de botar ovos de vez em quando, dá 2000 pontos, e quando morre dá um Egg (Gold) (com exceção de uma das galinhas de The Mines, que dá um Egg (White)).
Por ser considerada "inimiga", a morte da galinha conta no Combo, e é essencial matá-la quando o jogador ainda é iniciante.

Vou começar com o guia dos personagens, seguindo a ordem do jogo.


Chris Redfield (BSAA)

Essa é a versão mais fraca de Chris, onde o personagem possui apenas armas básicas: M92F e Ithaca M37. Para obter uma boa pontuação com ele, é recomendável atirar nas pernas dos Majinis com a M92F e utilizar o golpe Neckbreaker, ou então atirar na cabeça dos Majinis com a Ithaca.
Apesar de ser a Shotgun mais fraca do jogo, a Ithaca pode se tornar uma arma bem poderosa nesse modo. 

Fuja dos Majinis quando a partida começar, e corra para os Time Bonus. Quando ver que já destruiu todos os Time Bonus, vá até algum baú/cofre e colete o Combo Bonus. Depois, atire na cabeça dos Majinis com a Ithaca ou então use as Hand Grenades do personagem contra os grupos de inimigos que foram formados enquanto você corria pelo cenário.
Caso o tempo de Combo esteja acabando, equipe a M92F e não hesite em atirar no corpo do Majini mais próximo até ele morrer. A Ithaca pode fazer o mesmo, porém, ela não é uma boa pedida pra matar os Majinis à distância, por isso prefira a M92F.


Equipamento

M92F (HG)
Ithaca M37 (SG)
Hand Grenade (x5)
Handgun Ammo (x50)
Shotgun Ammo (x30)
F. Aid Spray



Golpes Especiais

Straight - 400HP - Head
Hook - 300HP - Arm (Front)
Kick - 300HP - Arm (Back)
Uppercut - 400HP~600HP - Leg (Front)/Licker (Counter Attack)/Gatling Gun Majini (Pushed)
Neckbreaker - Instant Kill - Leg (Back)
Stomp - 600HP - Ground
Stab - 1200HP - Licker (Knocked Down)
Haymaker - 3000HP - Finisher (Front)/Head (Gatling Gun Majini)
Backhand - 3000HP - Finisher (Back)/Leg (Gatling Gun Majini)
Top-Down Punch - 500HP - Grapple Breaker




Chris Redfield (Safari)

Um dos melhores personagens do modo, onde Chris utiliza algumas das armas mais poderosas de RE5. Em adição a isso, Chris ainda possui 2 Rocket Launchers, que se tornam úteis em cenários como Missile Area e Prison.
Como a M3 é bem poderosa, é aconselhável descartar a P226 e sua munição. Porém, caso queira utilizá-la, atire na cabeça dos Majinis e use o golpe Straight.

Há 2 estratégias que podem ser seguidas com o personagem: Correr pelo cenário, destruir todos os Time Bonus, coletar o Combo Bonus e utilizar a M3 contra os grupos de Majinis. Ou então, caso tenha sorte, começar a matar logo no início e aumentar o Combo conforme avança pelo cenário.



Equipamento

SIG P226 (HG)
M3 (SG)
Rocket Launcher (x2)
Handgun Ammo (x30)
Shotgun Shells (x10)



Golpes Especiais

Straight - 400HP - Head
Hook - 300HP - Arm (Front)
Kick - 300HP - Arm (Back)
Uppercut - 400HP~600HP - Leg (Front)/Licker (Counter Attack)/Gatling Gun Majini (Pushed)
Neckbreaker - Instant Kill - Leg (Back)
Stomp - 600HP - Ground
Stab - 1200HP - Licker (Knocked Down)
Haymaker - 3000HP - Finisher (Front)/Head (Gatling Gun Majini)
Backhand - 3000HP - Finisher (Back)/Leg (Gatling Gun Majini)
Top-Down Punch - 500HP - Grapple Breaker



Chris Redfield (S.T.A.R.S.)

Trajando uma roupa clássica, Chris possui armas bem poderosas, possibilitando aos jogadores montarem uma estratégia.
Utilize a 556 contra os Majinis, atirando em suas pernas e utilizando o Neckbreaker, ou então descarte-a e use a M29 e a Grenade Launcher.
Caso você descarte a 556, use a M29 ou as granadas mais fracas (Flame, Acid, Flash, Electric) contra os Majinis. Contra os Bosses de cenário, use a M29 atirando nas pernas ou na cabeça e complementando com ataques físicos, e contra grupos de Majinis, use as granadas explosivas ou congelantes.

Novamente, há 2 estratégias para fazer Combo: Correr e destruir todos os Time Bonus pra depois matar os Majinis, ou então ir matando enquanto atravessa o cenário. Porém, a segunda estratégia é recomendável seguir após descartar a 556.


Equipamento

SIG 556 (MG)
S&W M29 (MAG)
Grenade Launcher (ELC)
Machine Gun Ammo (x150)
Magnum Ammo (x6)


Golpes Especiais

Straight - 400HP - Head
Hook - 300HP - Arm (Front)
Kick - 300HP - Arm (Back)
Uppercut - 400HP~600HP - Leg (Front)/Licker (Counter Attack)/Gatling Gun Majini (Pushed)
Neckbreaker - Instant Kill - Leg (Back)
Stomp - 600HP - Ground
Stab - 1200HP - Licker (Knocked Down)
Haymaker - 3000HP - Finisher (Front)/Head (Gatling Gun Majini)
Backhand - 3000HP - Finisher (Back)/Leg (Gatling Gun Majini)
Top-Down Punch - 500HP - Grapple Breaker



Sheva Alomar (BSAA)

Essa versão de Sheva é boa para iniciantes no modo. Suas armas são bem balanceadas, porém, ainda é a versão mais fraca da personagem.
A M92F de Sheva é rápida e possui boas chances de Critical, porém, é aconselhável descartá-la e utilizar a VZ61. A Dragunov pode ser utilizada contra grupos pequenos de Majinis ou Bosses.
Caso o tempo de Combo esteja acabando, rapidamente troque para a Dragunov e tente acertar os Majinis, mas não fique ajustando a mira por muito tempo.

Por ter armas fracas, a estratégia de correr pelo cenário destruindo Time Bonus deve ser seguida. Porém, caso encontre bastante munição de Rifle, é possível utilizar a estratégia de avançar pelo cenário enquanto mata alguns Majinis.


Equipamento

M92F (HG)
VZ61 (MG)
Dragunov SVD (RFL)
Handgun Ammo (x50)
Machine Gun Ammo (x150)
F. Aid Spray


Golpes Especiais

Roundhouse - 350HP - Head
Twist Kick - 250HP - Arm (Front)
Knee - 250HP - Arm (Back)
Somersault - 350HP~600HP - Leg (Front)/Licker (Counter Attack)/Gatling Gun Majini (Pushed)
Throat Slit - Instant Kill - Leg (Back)
Impale - 800HP - Ground
Stab - 900HP - Licker (Knocked Down)
Skull Crusher - 3000HP - Finisher (Front)
Spinning Back Kick - 3000HP - Finisher (Back)/Head & Leg (Gatling Gun Majini)
Pivot Kick - 450HP - Grapple Breaker



Sheva Alomar (Clubbin')

Esta versão de Sheva possui armas boas, porém, é aconselhável descartar uma delas: A S75.
A AK-74 é poderosa e o jogador pode executar golpes usando ela (como o Throat Slit), e a Jail Breaker é boa tanto à distância quanto de perto. A S75, apesar de ser poderosa, se torna ruim devido ao bolt-action (recarregar a cada disparo), portanto deve ser descartada ou utilizada dependendo da habilidade do jogador.
Quando o tempo de Combo estiver acabando, prefira utilizar a AK, pois seus disparos são poderosos e, diferente da Jail Breaker, o dano não diminui à distância.

Apesar de ser uma personagem boa, é aconselhável destruir os Time Bonus primeiro para depois matar os Majinis.


Equipamento

AK-74 (MG)
Jail Breaker (SG)
S75 (RFL)
Machine Gun Ammo (x100)
Shotgun Ammo (x20)
Rifle Ammo (x10)


Golpes Especiais

Roundhouse - 350HP - Head
Twist Kick - 250HP - Arm (Front)
Knee - 250HP - Arm (Back)
Somersault - 350HP~600HP - Leg (Front)/Licker (Counter Attack)/Gatling Gun Majini (Pushed)
Throat Slit - Instant Kill - Leg (Back)
Impale - 800HP - Ground
Stab - 900HP - Licker (Knocked Down)
Skull Crusher - 3000HP - Finisher (Front)
Spinning Back Kick - 3000HP - Finisher (Back)/Head & Leg (Gatling Gun Majini)
Pivot Kick - 450HP - Grapple Breaker



Sheva Alomar (Tribal)

A melhor versão de Sheva, possui algumas das melhores armas do modo. A combinação de Longbow e Grenade Launcher é capaz de fazer com que o jogador consiga uma pontuação altíssima, e dependendo da habilidade, Combos de quase 100 ou 150.
O máximo que o jogador pode fazer é descartar as granadas incendiárias. Porém elas também podem ser usadas no começo, para derrubar alguns Majinis temporariamente.


Equipamento

Longbow
Grenade Launcher (ICE)
Incendiary Grenade (x3)
Flash Grenade (x3)
F. Aid Spray


Golpes Especiais

Roundhouse - 350HP - Head
Twist Kick - 250HP - Arm (Front)
Knee - 250HP - Arm (Back)
Somersault - 350HP~600HP - Leg (Front)/Licker (Counter Attack)/Gatling Gun Majini (Pushed)
Throat Slit - Instant Kill - Leg (Back)
Impale - 800HP - Ground
Stab - 900HP - Licker (Knocked Down)
Skull Crusher - 3000HP - Finisher (Front)
Spinning Back Kick - 3000HP - Finisher (Back)/Head & Leg (Gatling Gun Majini)
Pivot Kick - 450HP - Grapple Breaker



Jill Valentine (BSAA)

A personagem preferida de muitos, dessa vez trajando a roupa da BSAA, vista num flashback de Chris durante o jogo. Nesse modo, Jill possui uma pistola exclusiva e é mais rápida que a Sheva, apesar de possuir os golpes mais fracos.

Apesar de possui uma metralhadora, sua pistola não deve ser descartada, devido às suas altas chances de Critical (a PX4 de Jill possui 90% de Critical) e uma alta capacidade.
A estratégia de avançar pelo cenário matando Majinis deve ser seguida, pois Jill não possui armas boas contra grupos de Majinis.


Equipamento

PX4 (HG)
H&K MP5 (MG)
Flash Grenade (x3)
Handgun Ammo (x50)
Machine Gun Ammo (x150)
F. Aid Spray


Golpes Especiais

High Kick - 350HP - Head
Roundhouse - 250HP - Arm (Front)
Reverse Roundhouse - 250HP - Arm (Back)
Sweep Kick - 350HP~600HP - Leg (Front)/Licker (Counter Attack)/Gatling Gun Majini (Pushed)
Head Grab - Instant Kill - Leg (Back)
Double Knee Drop - 1200HP - Ground
Stab - 900HP - Licker (Knocked Down)
Flip Kick - 2000HP - Finisher (Front)
Cartwheel Kick - 2000HP - Finisher (Back)/Head & Leg (Gatling Gun Majini)
Double Kick - 350HP - Grapple Breaker



Jill Valentine (Battle Suit)

Essa versão de Jill é um pouco melhor que a versão BSAA, devido à Rifle e às granadas explosivas. Porém, essas são as únicas vantagens, já que Jill é fraca e a VZ61 é mais fraca ainda.

Apesar da Rifle ser poderosa, algumas vezes ela não mata instantaneamente, então a estratégia de correr pelo cenário deve ser aplicada. Quando os grupos de Majinis se formarem, use as granadas explosivas, e contra Bosses, use as granadas e a Rifle, combinados com golpes.


Equipamento

VZ61 (MG)
H&K PSG-1 (RFL)
Hand Grenade (x3)
Machine Gun Ammo (x150)
Rifle Ammo (x30)
Mixed Herb (G+G)


Golpes Especiais

High Kick - 350HP - Head
Roundhouse - 250HP - Arm (Front)
Reverse Roundhouse - 250HP - Arm (Back)
Sweep Kick - 350HP~600HP - Leg (Front)/Licker (Counter Attack)/Gatling Gun Majini (Pushed)
Head Grab - Instant Kill - Leg (Back)
Double Knee Drop - 1200HP - Ground
Stab - 900HP - Licker (Knocked Down)
Flip Kick - 2000HP - Finisher (Front)
Cartwheel Kick - 2000HP - Finisher (Back)/Head & Leg (Gatling Gun Majini)
Double Kick - 350HP - Grapple Breaker



Albert Wesker (Midnight)

Wesker, trajando a roupa vista no jogo, possui o segundo melhor equipamento do modo. Além de ser forte, suas armas são bem balanceadas, e sua M500 é capaz de matar Bosses com facilidade, em poucos disparos.

Várias estratégias podem ser seguidas. São elas:
- Correr e espalhar Proximity Mines pelos cenários (de preferência em escadas)
- Utilizar o Jaguar Dash para atravessar o cenário e destruir Time Bonus
- Ir matando e avançando, sempre utilizando o golpe básico mais poderoso do personagem: Cobra Strike
- Descartar a P8 (útil em cenários como Experimental Facility)

Seja qual for sua estratégia, com Wesker sempre dará pra conseguir pontuações altas, mesmo sendo iniciante.


Equipamento

H&K P8 (HG)
S&W M500 (MAG)
Hand Grenade (x5)
Proximity Mine (x5)
Handgun Ammo (x50)
Magnum Ammo (x6)


Golpes Especiais

Cobra Strike - 1200HP - Head
Panther Fang - 300HP - Arm (Front)
Jaguar Kick - 300HP - Arm (Back)
Tiger Uppercut - 400HP~600HP - Leg (Front)/Licker (Counter Attack)/Gatling Gun Majini (Pushed)
Mustang Kick - 500HP - Leg (Back)
Windfall - 600HP - Ground
Stab - 900HP - Licker (Knocked Down)
Ghost Butterfly - 4000HP - Finisher (Front)/Head (Gatling Gun Majini)
Rhino Charge - 4000HP - Finisher (Back)/Leg (Gatling Gun Majini)
Ram Horn - 500HP - Grapple Breaker
Jaguar Dash - 125HP~300HP - Special
Knee Cannon - 900HP - Special (After Jaguar Dash)



Albert Wesker (S.T.A.R.S.)

Essa versão de Wesker é considerada a melhor pela maioria dos jogadores, por ter uma pistola exclusiva e poderosa (Samurai Edge) e a Shotgun Hydra. Com ele, várias estratégias podem ser seguidas, e todas elas fazem com que o jogador consiga pontuações altas.

Sua pistola, por ser poderosa, pode ou não ser descartada, dependendo do jogador. Apenas 2 tiros da Samurai Edge são suficientes para matar um Majini comum, e a combinação de tiro e golpe especial é capaz de matar um Majini rapidamente.
A melhor estratégia é correr pelo cenário destruindo Time Bonus, pois o jogador pode facilmente se distrair com o Combo. Porém, alguns jogadores conseguem correr pelos cenários e ir matando os inimigos, aumentando o Combo.


Equipamento

Samurai Edge (HG)
Hydra (SG)
Lightning Hawk (MAG)
Handgun Ammo (x30)
Shotgun Ammo (x10)


Golpes Especiais

Cobra Strike - 1200HP - Head
Panther Fang - 300HP - Arm (Front)
Jaguar Kick - 300HP - Arm (Back)
Tiger Uppercut - 400HP~600HP - Leg (Front)/Licker (Counter Attack)/Gatling Gun Majini (Pushed)
Mustang Kick - 500HP - Leg (Back)
Windfall - 600HP - Ground
Stab - 900HP - Licker (Knocked Down)
Ghost Butterfly - 4000HP - Finisher (Front)/Head (Gatling Gun Majini)
Rhino Charge - 4000HP - Finisher (Back)/Leg (Gatling Gun Majini)
Ram Horn - 500HP - Grapple Breaker
Jaguar Dash - 125HP~300HP - Special
Knee Cannon - 900HP - Special (After Jaguar Dash)


Outros Modos

Duo

O Duo é um modo cooperativo, onde você e seu parceiro devem trabalhar juntos para conseguir uma pontuação alta. O requerimento de pontos para conseguir os ranks é maior, devido ao multiplayer.

O modo pode ser jogado em split-screen ou então online.

Para conseguir uma boa pontuação, os jogadores devem seguir a mesma estratégia. Além disso, devem ficar perto um do outro (mas não junto), pois assim como o modo campanha do RE5, os personagens só podem "reviver" com a ajuda do parceiro.

Dicas

- Corra pelo cenário e destrua todos os Time Bonus possíveis junto com seu parceiro
- Caso o parceiro esteja matando alguns Majinis, corra até o Combo Bonus mais próximo e ajude-o a matar também
- Use os comandos "Go" e "C'mon" apenas quando necessário. Caso seu parceiro fique te seguindo, use o "Go". Caso ele fique muito longe, ou você precisa coletar algum item mas não tem espaço no inventário, tente usar o "C'mon"
- Caso o parceiro descarte alguma arma, descarte a de mesmo tipo também, para que possam receber munição de outras armas
- Se quiser usar Finisher de algum personagem, tente chamá-lo pra um lugar estreito e deixe um Majini no meio. Use a arma mais fraca, atirando no braço e complementando com um golpe. Caso o parceiro use outro golpe e empurre o Majini pra algum lado, corra atrás do Majini e use o Finisher
- Em cenários como Public Assembly, Experimental Facility e Prison, tente ficar o mais próximo possível de seu parceiro
- Não hesite em dividir munição com seu parceiro. Caso esteja jogando online, é recomendável dar itens e usar itens de cura mesmo quando o outro jogador não precisa, apenas para que ele possa confiar mais em você
- No cenário Ship Deck, caso você tenha mais armas do que seu parceiro, deixe a Grenade Launcher do cenário pra ele
- Quando um Majini estiver se aproximando do seu parceiro, atire nele para que seu parceiro possa usar um golpe

No Mercy

O modo No Mercy é exclusivo da versão PC. Pode ser jogado tanto no Solo quanto no Duo.

Este modo requer muita habilidade e cooperatividade, pois há 3x mais inimigos em todos os cenários. É recomendável correr e utilizar atalhos pelo cenário, para que não fique cercado pelos Majinis. Personagens com Grenade Launchers ou Shotguns são os melhores, pois podem atingir vários inimigos ao mesmo tempo.

O requerimento de pontos é alto, devido ao número triplicado de inimigos. Porém, dependendo do personagem, é possível atingir a meta em pouco tempo.


Imagens: REVIL
Informações: Por mim

Bom gente, é isso. Espero que tenham gostado desse guia, ainda farei outros sobre o Versus e The Mercenaries Reunion. Até o próximo post! ;)

4 comentários:

  1. Muito bom o post \o/

    Tipo, eu não acho a Jill tão fraca, não... Tive mais dificuldade com a Sheva Tribal (arcos FU).

    E o Chris Safari é realmente muito bom, principalmente na Public Assembly, Missile Area e Prison, por causa dos Executioners e GGs Majinis.

    Uma dica com o Wesker Midnight, é não usar o Jaguar Dash quando o sangue estiver menos da metade, porque se você usar ele e tomar um golpe, já fica no dying, e como há muito poucos itens de cura para ele, U'LL se fck. -s

    ResponderExcluir
  2. Bom, de acordo com um guia, a Jill possui os golpes mais fracos, mas tipo, ela é rápida e praticamente toda a força dos outros golpes foi transferida pro golpe Double Knee Drop (isso faz com que ela seja a melhor pra ataques no chão)...

    E de fato, o Jaguar Dash só é bom usar com vida cheia, senão depois o Wesker fica morrendo, a não ser que tenha itens de cura no cenário...

    ResponderExcluir
  3. Double Knee Drop é um ótimo complemento pra Jill. Mesmo sendo um pouco lento, com ele você consegue fazer altos combos com segurança, além de poder aumentar o tempo em +5. O mesmo com o Head Hrab. Se só usar os dois durante toda a rodada, sem perder os combos, consegue uma pontuação muito boa.

    ResponderExcluir